Total de visualizações de página

domingo, 3 de abril de 2011

Quando o momento pede mudanças...

Às vezes, é necessário pôr a casa abaixo para reconstruí-la em bases mais fortes para suportar as intempéries. Feito isso, abrigamo-nos com mais segurança e desfrutamos de maior conforto. Assim também é com a nossa casa interior, se nos sentimos inseguros dentro dela, se somos alvos do medo, da apreensão, enfim, se nos sentimos desconfortáveis conosco mesmos é sinal de que algo não está bem em nossa estrutura, naquilo que nos mantêm ou nos nutre. Então, é nesse momento que necessitamos parar para conferir como verdadeiramente estamos interiormente, é chegada a hora de nos fazermos algumas perguntas acerca dos valores ou crenças que têm norteado a nossa lide existencial...


Um homem chamado Antônio, o Tota, teve direito a rever tudo, purgar e se burilar...

Hoje, passei por uma Praça, onde aposentados da Chesf jogavam seus dominós. De pronto, a lembrança me veio: "Meu pai, estaria ali, se ainda permanecesse na terra." O Senhor Tota, dono de uma filosofia própria, que o fez viver por anos e, depois, de um cãncer no fígado, que o tirou da terra. Meu pai foi agraciado por Deus com mais um ano de vida, desde a descoberta e tratamento da doença. Durante esse tempo, ele colocou os pingos nos devidos is, e se foi, com Deus, sabendo que sua vida não acabaria ali, com aquele simples repouso do corpo. Sua mudança, na verdade, apenas estava começando...É assim pra todos.

Aniversariantes: Arianas em dobro!
Neste final de mês de março, duas irmãs minhas completaram nova idade terrena. Como um passe de mágica divina, estive em ambos momentos. Ainda não entendo muito o que Deus está querendo me dizer, trazendo-me aqui, para perto delas, nesse momento único de suas vidas. Um dia isso tudo se elucidará. Entretanto, peguei-me meditando sobre as palavras "mudança", "compreensão" e "tempo". Nos dois eventos, observei as pessoas, o que elas faziam e demonstravam trazer de promessa em seus corações. Deixei-me viajar por entre valores e pensamentos que me iam sendo apresentados e percebi claramente que tinha uma lição, ou mais de uma, para aprender. Tanto o niver da mana Gorette, em 23 de Março último, quanto niver da mana Glória, em 28 do mesmo mês, tiveram a presença de cantores, violão, cantoria, alegria, bolo e diferentes convidados. Uma, foi no local de trabalho; a outra, já aposentada, em sua casa.

Tenho convivido com ambas e acompanhado suas histórias de vida. Aprendido muito com o jeito de ser e a forma que cada uma escolheu para conduzir os seus mundos. Ricos momentos. Experiências inenarráveis. Deus é perfeito! Se às vezes me pergunto porque estou aqui e não compreendo esse rumo que a minha vida tomou, outras vezes, em meio a essas vivências, sou tomada por uma lucidez divina, que pulsa o coração de medo. Temo que me escapem tais "clarividências". Repito, Deus é perfeito! Nada se move na terra sem que Ele não queira.

Dessas vivências, eu tenho aprendido que se pensamos que servimos aos homens terrenos estamos incrivelmente iludidos. Somos servos de Deus, antes de qualquer patrão, poder, trabalho, grupo, sociedade, ordens etc. É a Ele, a DEUS, que nos reportaremos quando inqueridos. Os que recebem a missão de dirigir, coordenar, ordenar, liderar etc. assim como os que são colocados sob a orientação e ordem destes, TODOS devem observar o tipo de liderança e administração divinas. Não há espaço para usar de subterfúgios, falsidade, deslealdade, conloio para o mal, mentiras, olhar atravessado, inveja, despeito, ódio, desrespeito, by passe, ingerências, exploração, e outros venenos que maculam o crescimento da alma. Quem usa dessas artimanhas terá de responder um dia por isso. Não tem escapatória, assina sua própria sentença, e será vítima de seu próprio veneno. Isso é Lei.

A falsa sensação de estar se dando bem, de estar "por cima da carne seca", como disse anteriormente, é totalmente ilusória e efêmera. O Tempo passa, a idade passa, os anos passam, quando se percebe já é hora de ter com Deus. E agora? O que teria sido melhor? Essa é a grande pergunta que nos fazemos. Então, porque não andar consoante Seus ensinamentos, não se escondendo nem negando nem se vangloriando porque assim o faz. Simplesmente, alia-se o discurso à prática e tenta se corrigir, tenta se esvaziar de maldades, tenta não começar errado nem errar com os outros, até o último instante, das horas, do dia, do m~es, do ano, da vida... O erro do outro não justificará o seu nunca nem o seu o do outro. O que fazemos é pessoal e intransferível. Pense, quando abrir a boca. Pense, ao agir. Pense, quando vir algo indevido. Pense, pense, pense...e deixe que pensem o que quiser, cada cabeça sua sentença! Um erro não conserta o outro. Se errar, tente mudar. Mudar é sempre bem-vindo, e é atemporal. Sempre há tempo para mudanças! E qualquer momento que você escolher mudar é o momento certo! É o seu momento junto à lucidez divina. Se no seu aniversário, se no Natal, se na Páscoa, no Ano-Novo, no leito de um hospital, na rua, no ato de uma atitude insana, enfim. O tempo é de Deus e, para Ele, você tem o tempo todo, uma eternidade. Construa-se e se reconstrua quantas vezes achar necessário, mas mude o que tiver fora dos princípios divinos em você. Mude. Boa reforma íntima!

Bom, já pensei demais. É hora de descansar e esvaziar a mente.  Relaxarrrrr...


Om Shanti!



 

Um comentário:

  1. Mércia querida que reflexão linda e profunda, ACREDITE Deus opera em seu ser, em seu coração, suas palavras são cheias de esperança e LUZ. te amo amiga. bjo Jaque

    ResponderExcluir