Total de visualizações de página

domingo, 28 de agosto de 2011

Um exemplo de presente pra você... Só aprenda!


Com o exemplo que dou a seguir, não quero instituir tristeza, pena ou outro sentimento infrutífuro, mas o seu momento de análise profunda, de aprendizado e tomada de consciência e de atitudes...

Há mais ou menos seis anos, uma inimiga desconhecida imantou-se a mim, levando-me a um mundo antes ignorado, total e conscientemente, devido ao meu embrutecimento espiritual e à falta de visão do grau de complexidade que é o ser humano. 
Desde então, vivi mais intensamente, (e ainda vivo), em processo metamorfósico, que só relato com mais detalhes em meus vários diários, a alguns poucos (mas muito) amigos e aos profissionais de "Saúde Mental", como está escrito na porta dos consultórios destes profissionais que trabalham na maioria dos postos de saúde públicos, no qual consegui vaga (e tenho de permanecer lutando para mantê-la)... 
Nos ambientes de INSS e do SUS é comum encontrar placas assim. Essa é a recepção dos acometidos por doenças psicológicas e psiquiátricas. Vá entender!

 Muitos são os irmãozinhos que, iguais a mim, precisaram e ainda necessitam desse acompanhamento, você não tem idéia do que vem a ser esse mal, nem conhece a luta desses que fazem parte de um outro lado do mundo... Busque sempre a compreensão...


Disse Sathya Sai: 
"Não jogue pérolas aos porcos, pois eles não vão saber o que fazer com elas..." 
Pois então, essas são as minhas pérolas...
Superação é trabalhar da melhor forma possível independente do que pensem ou falem.

Minha filha perguntou-me, quando reservava-me na cama, meio chorosa: "Mãe, porque tu tens essas duas bochechas assim, com essas marcas? Disse isso, segurando com suas ainda pequenas mãos as minhas duas "valas" que triangulam o nariz com a boca. Eu sorri e lhe disse: Quem muito chora, envelhece mais rápido, pois as expressões do rosto caem, por que a gravidade ajuda. Já quem sorri muito, rejuvenesce. 
Daí, ela perguntou, de pronto: "Mãe, não tem nenhuma doença que faça a pessoa sorrir??? 
Sinceramente, filha, eu não sei! Disse-lhe em tom sério... E aí, pessoal, tem??? 
E, continuando o pensamento, a partir da pergunta de minha filha, sugeri haver remédios que ajudam a corrigir estas imperfeições. Foi quando apontei para o retrato de Jesus, Sathya Sai, Amma e Krishna, que mantinha no meu quarto, e salientei a existência desses gigantes à nossa volta, como uma perfeita solução a qualquer problema. E exclamei: "Esses são os melhores "medicamentos" que nós temos, filha, Eles são poderosos na cura." Ela olhou para os quadros rapidamente, voltou os olhos pra mim e subiu na cama, deitando-se, silente e reflexiva.

Com poucos minutos de deitada, adormeceu serenamente. Eu a olhei, levei-a para a cama dela e a cobri abençoando...
Talvez, quem sabe, dormir o sono dos justos, sem qualquer psicotrópico, e não mais ficar até altas horas da madrugada acordada, possa diminuir essas "valas" também... pensei.. 
Estar com amigos e familiares sempre por perto, próximos e até unidos em nome de um Amor Maior, pode ser uma outra excelente medida a se adotar e manter contra essas tais "rugas de expressão"... E aí é que devemos pedir ao Pai para que todos possam ter essa mesma oportunidade, né??!! Se não da mesma forma, o equivalente ou melhor que isso, não é mesmo???
Ou mesma você, se puder financeiramente, ou como no meu caso contei com a ajuda de amigos e parentes, possa buscar meios de não sucumbir a essas marcas, como fazer cursos, a exemplo de: "Oficina do Cuidado", aqui em Recife, patrocinado pela minha sobrinha Lívia; o de Clown, gentilmente ministrado gratuitamente pelo Professor e excelente profissional, Mr. Barreirinhos, todos os quais à época fiz e que me ajudaram sobremaneira... 

Recentemente, ainda tive uma canja gratuita de participar de um curso de Dança do Ventre e de Canto, promovidos pela Prefeitura de Paulo Afonso\BA, sob a coordenação da minha irmã Glória, diretora de Cultura daquela cidade, afora outros como de teatro, massoterapia, etc... Sempre andei aberta e em busca de tudo o que poderia exorcizar essa patológica profunda tristeza... Mas devo ressaltar que não é tão fácil tomar a iniciativa assim como parece. 
 Se você está doente ou tem alguém da família com depressão e suas variações comportamentais e psicológicas, LEMBRE-SE: Uma coisa é tomar atitudes ainda estando no processo, outra é quando se está saindo do processo. É preciso ter cautela e respeito com o seu tempo ou com o tempo de cada um dos acometidos pela doença nas suas diferentes fases. Não force a barra, não recrimine, não descrimine, não rotule, não pressione, não desperdicie horas com desnecessárias lições de moral. Depressão é uma doença. É patológico. Não é frescura! Ninguém com depressão curte estar boladão com medicamento algum. Mas eles são necessários e PARTE do tratamento.
E em cada momento ou situação que a pessoa se encontre, sempre é bom buscar a companhia do seu Anjo da Guarda. Ele, por exemplo, sempre me levou e ainda me leva a cada lugar, fazendo cada coisa acontecer pra me ver feliz e cheia de paz e serenidade!!!
No combate dessa luta psicológiica, mental, física e astral, vale sobremaneira buscar usufruir dos inúmeros especialistas e procedimentos existentes nos estabelecimentos de Saúde, sejam públicos ou privados, seja alopatas seja naturais e alternativos. 

Na foto abaixo, euzinha estava recentemente num Posto de Saúde do Município pernambucano. Neste exato momento da foto, um outro paciente, a meu pedido, registrou o ato de mais um relato em meus diários. Muito do que fazia enquanto jornalista havia se perdido. Trabalhar em computador, escrever qualquer coisa que fosse, tirar fotos ou fazer outros novos registros quaisquer, era uma verdadeira tortura. 

Meu trabalho fora jogado ao vento: 23 anos de experiência na área de comunicação e jornalismo estava se esvaindo...
Nem sequer andava com caneta em minha bolsa, antes. Alguns avanços, no entanto, com o tempo (anos), oração, apoio amigo, etc. passei a obter, mas isso me custou, e ainda em menor escala tem me custado, processos íntimos inenarráveis e amargos. Uma verdadeira metamorfose.

Hoje escrever essas linhas tem sido um bom exercício, mas até chegar aqui, muitas esquinas atravessei. Ainda não consigo fazer matérias, releases, folders, cartazes etc, porém vivo assim, escrevendo o que sinto, o que acontece física, mental e espiritualmente comigo, o que faço ou deixo de fazer, os porquês, o que fazem e deixam de fazer...Enfim, tento ir ao passado para limpar algumas imperfeições e não incorrer mais no mesmo erro... 
É um verdadeiro exercício de serenidade e superação.
Meu amigo Jesus é um fenômeno...
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida, só vai ao Pai, quem por mim for". 
Você sabe a profundidade e a complexidade que é isso?? Eu tentei sobremaneira descobrir... Maturei muitas frases, ensinamentos, pensamentos de muitos mahatmas e sábios. 
Pautada nessa máxima de Jesus, uma das coisas que me pegava constantemente fazendo eram questionamentos do tipo: 
"Já fostes traída por quem te beija?"
"Já fostes negada por teus amigos próximos?
"Já deixastes vim a ti as criancinhas?" 
"Já fostes tentada por uma sedutora vida mundana?"
"Já caístes tantas ou mais vezes que Ele e te reerguestes?"
"Já sofrestes escárnios, calúnias, e não te abatestes??" 
"Já amastes a teu próximo como a ti mesma?"
Ficava por horas e horas com inúmeras perguntas, pois muitas são as histórias de vida... 
Compreendi que cada lição é uma lição, e tem de ser apreendida e que não adiantaria nunca fugir disso nem nessa nem em nenhuma de minhas próximas encarnações... 

Considero isto um grande ganho que a doença me trouxe: a reflexão!
Para evitar que qualquer mal possa lhe acometer, inclusive essas benditas rugas de preocupação, é sempre bom carregar consigo alguns, digamos, "patuás". Tenho comigo meus japa-malas, para orações e mantras. Manter por perto imagens de almas benditas, centelhas divinas iluminadas e realizadas em Deus também é muito bom. Além do meu Japa, trago o meu Menino Jesus de Praga, que tanto acompanhou minha mãe em toda a sua existência aqui na terra. Carrego essa pequena imagem dEle, quase sem rosto, coitado, de tanto andar na bolsa dela. Fora as fotos da família, foi o único objeto-bem que quis herdar de minha linda e guerreira mãe. Só espero não desmanchar o resto da imagem, ao levá-la também comigo.
Uma outra fórmula maravilhosa da qual utilizei-me para promover meu tratamento energético completo, e assim adentrar em searas muito pouco navegáveis por nós mesmas, foram as sessões contínuas de Reiki. Essa terapia alternativa trata muitas "valas", conforme percebeu em meu rosto a minha filhota.
Amigos nunca são demais. O tratamento anti-rugas e anti-valas também pode ser feito mediante manutenção permanente de uma rede de parceiros que gostam muito do que fazem, além de serem livres e deixarem os demais livres para exprimir seus sentimentos. Tenho sorte de ter constituído uma família de artistas e conviver com eles, alimentando-os com bons fluidos. Esse grupo que curte, faz, promove, apóia, cria, monta, desmonta, escreve peças, dirige, atua, trabalha nos bastidores, enfim, ama o teatro, tem sangue muito bom... Só faz bem ao rejuvenescimento. Não tem mal tempo.

 
Se se tem internet, em tempos difíceis como estes, de desemprego, pouca saúde, etc. porque alguém passou a lhe possibilitar isto, é muito bom buscar aproveitar ao máximo essa utilização. Uma saída bem interessante rumo à liberdade das soluções de parte dos meus problemas foi trazer amigos de alma e pensamentos voltados ao bem-querer de outrem. 
 
Unir num só lugar pessoas humanas, dispostas à prática salutar da amizade. Aquela que envolve troca de aprendizados/ensinamentos, de recados que positivam sua vida, capazes de lhe colocar numa alta faixa de onda vibratória. Recados belos de "boas-noites" verdadeiras; de desejos de um "Fica em Paz" com o coração puro, proporcionados a você incondicionalmente. 

Todos são saudáveis e estimuladores do bem, amigos da virtude... Esse medicamento não tem preço nem se encontra em qualquer prateleira. E mais... nada melhor do que navegar em áreas ricas de ensinamentos positivos, de condutas saudáveis à mente, ao corpo, à energia divina que reina em cada um de nós... Isso não promove novas rugas, e até cura!!! 
 
Om Sai Ram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário