Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

"Longe de casa, há mais de uma semana. A milhas e milhas distante..."

Continuo a observar a natureza e os animais ao meu redor, em busca de respostas e direcionamento a questionamentos meus. Uma vida em jogo...uma reformatação dos valores...um rumo a ser definido... Disseram-me: viva um dia por vez, não antecipe decisões encimadas em grandes expectativas para não se frustrar. Espere em Deus, fale em Deus, viva Deus... Daí, não há como maturar as coisas fugindo dos mais perfeitos sinais da Criação Divina. Do Recife pra Bahia, da Bahia pra São Paulo... Bom, as noites em São Paulo têm sido reveladoras. O bucolismo e a parda energia chegam a transcender e a embalar os meus pensamentos...

Nas ruas densas de São Paulo, o torpor se alia aos pensamentos...

Nada é por acaso, disso a gente sabe, e ignorar essa máxima é perder-se na ilusão terrena. Quando, na Bahia, fui visitar minha mana Glória, deparei-me num caminho ermo com uma esperança. Uma esperança de verdade, verdinha e de olhos verdes. Minha mãe sempre me dizia que isso era muito auspicioso, e que eu tinha de verificar sempre a cor dos olhos da esperança. Se fossem verdes, "bingo", não dava outra: a sorte estava a rondar a pessoa que a encontrasse. Legal isso e, pra mim, superverdadeiro, porque foi um ensinamento que já se solidificou no meu pensamento e o pensamento é tudo quando se quer uma direção, um rumo.

 
No meio do caminho havia uma esperança...
Havia uma ESPERANÇA, de OLHOS VERDES, naquele bendito caminho
Ao perceber a Esperança, fotografei-a, assim como a associei ao meu pensar naquele instante. Mudanças eram sinalizadas claramente e eu tinha de estar preparada para isso. Um sentimento misto de medo e alegria pulsava em mim, sem saber o que aquilo tudo significava ainda. Precisava maturar com mais precisão e sob o norte divino, afinal cada minuto do meu tempo é precioso demais para perder-me novamente, principalmente considerando esses quase cinco anos de depressão.
Pois bem, continuando...Depois de fechar o portão da casa da mana que fui visitar, percebi que em cima do aramado, havia um camaleão. Ali, inerte, paradaço, movendo apenas as pestanas, tranquilérrimo... Sorri para os céus, olhando meio de soslaio e meneando a cabeça. "Brincadeira", retruquei.
Só lembrando: o camaleão é um bichinho que se adapta
à região, mudando a cor da pele de acordo com o ambiente, para sua proteção.

Ao retornar para a casa de minha mana Gorette, ela noticiou-me que haveria encontrado passagens aéreas para São Paulo num valor bem adocicado. Minha indagação era visível, gestualmente: "E o quico?" (e eu com isso?), dei de ombros. Depois de citar alguns argumentos plausíveis, ela arrastou-me para Sampa, mas eu não estava tão convencida. Na verdade, eu já havia deixado Recife, onde morava, para ser acolhida em sua casa, na Bahia, e ainda não me encontrava convencida disso também. Tudo era muito novo e estava vindo em série e de forma estonteante. Só dava tempo respirar ofegante e crescer os olhos de quase-espanto. Sentia-me, e ainda me sinto, numa eterna e inacabável big-montanha russa. Ufa!
No dia seguinte, depois de meu japa-mala, já preparada para dormir, eis que me deparo novamente com uma esperança. Desta vez, ela estava no aro do ventilador e pulou imediatamente para minha perna, bem no meu joelho. Novamente admirada, observei a cor dos olhos: eram verdes também. Logo em seguida, ela pulou para o quadro de Shiva, pousando também no seu joelho. Acompanhei e registrei tudo pela câmara do celular. Ah, nossa!! Tudo muito muito para minha ainda ignorante cabecinha...

É necessário ter discernimento para distinguir o que deve ser
ou não considerado numa tomada de atitude. Às vezes, o açúcar que lhe é proporcionado
nem sempre adoça sua vida, pode trazer-lhe formigas à boca.

Mas a história não termina por aí, estou em constante observância de mim mesma, dos acontecimentos ao meu redor e, principalmente, antenada com a natureza e os princípios divinos. A dualidade me persegue, o ego também, mas faço o possível para deixá-los à margem da minha lide existencial. E, mais uma vez, a esperança reapareceu. Mas quem percebeu foi Flávia, a minha sobrinha, na casa dela e onde estou passando esses dias aqui em Sampa. Agora, use de sinceridade e senso crítico. Diante disso tudo, você consegue alcançar algo? Perceber o que poderia ser ou significar? Então, sai aí uma orientaçãozinha, dá pra você me dar elementos para eu pensar melhor?...
E novamente a esperança aparece, desta vez no último (ou primeiro) degrau da escada que
dá para o portão de saída da casa de Flavinha. Estávamos exatamente prontas para sairmos. 

OM SAI RAM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário