Total de visualizações de página

domingo, 5 de junho de 2011

S.O.S. Amigo! Feliz Dia dos Namorados!

Contradição? Hipocrisia? Mentira? Dissimulação? Falar só por falar? O que é isso, gente? Que falta de comprometimento é essa?

Não consigo compreender, sinceramente. Como dizer para um amigo desempregado e um tanto sorumbático coisas do tipo: "Você precisa sair, descontrair-se, dirvertir-se". "Saia desse fundo do poço, reaja e mande essa tristeza pr...a bem longe, pois você não merece isso", blá, blá, blá." Ou para outras pessoas coisas como: "Oi, tudo bem?"; "Apareça lá em casa"; "Obrigada"; "Beijo no coração"; "Fica com Deus" etc... Mas na prática, a atitude é outra totalmente diferente.

O que a gente vê, normalmente, são reações em que o outro acaba sendo rotulado como "um sujeitinho inconveniente", se este for realmente visitar o tal "amigo solícito", na verdade, ele deixa o "pseudo-bondoso-amigo" sem chão, quando pergunta o endereço.
 
E no caso daqueles conselhos amigos para levantar o moral?! Nossa, se o cara numa conversa disser: "Não, não posso sair, tô sem dinheiro, sabe!", ou "Nossa, amigo, legal, queria tanto ir ao show também". Xiiiiiiii. Aí a casa cai, gente. Pô, no mínimo duas vertentes de atitudes o pseudo-amigo-bondoso vai ter. "Ou deixa de atender as ligações do consolado, com medo de o cara pedir dinheiro ou sai pela direita para não pagar umas cervejinhas para ele". Nesse momento, o tal que chorou suas mágoas, "vira" um "chiclete", um "sem-chance", um "sem-futuro", ou até mesmo chega a se "tornar" um "elemento non-grato", um "cara-de-pau, aproveitador", e tem até os que "zombam" ("sem maldade", imagina?!), quando dizem: "Oh, tem um pobre ligando pra mim", quando este "sem-noção" liga a cobrar, entre outras coisitas mais.

E não pára por aí, as contradiçoes terríficas são inúmeras e inenarráveis de tão grosseiras. Se o cara, aperreado, responder que "não vai tudo bem", que tá maus e que não sabe o que fazer para resolver tal e tal situação. Daí, o máximo que pode acontecer é o indagador do "Olá, tá tudo bem?" fazer um olhar meio que atento, e parar para ouvir. Muito alentador, né? Mas a atitude acolhedora fica só nesse contrair das sombrancelhas e arregalar dos olhos, horizontalizando os seus distantes olhinhos, que, sem presença, chega a transpassar os olhos do lamuriante, que, para mostrar-se atento, ainda meneia a cabeça, contrai os lábios, faz bico, ofega, fingindo ouvir e entender tudinho. Depois, dá uns tapinhas nas costas e diz: "Poxa amigo, não queria tá no teu lugar, vou lá, fica com Deus!!!
 
Ou se não for tão "gentil e caridoso" assim, fala: _"Cara, tô atrasadasso, mas ligo pra você sem falta, conta comigo, um beijo no coração! _. E sai depressinha, com um tchauzinho e um gesto de "seja forte, campeão".

Pergunta que não quer calar: até onde existe amizade? Até onde o comprometimento com o outro? Fazer trabalho social ou praticar caridade tem a ver somente com os miseráveis (de dinheiro)? Dá uma cesta básica, sem uma latinha de doce, ou outro mimo, é demais? Um pobre não pode se deliciar com uma sobremesa, um bolo loucamente gostoso ou um suco de deixar o bucho azul, esticadasso, de tão grande e bem-feito? Só pode ter celular quem tem situação financeira boa? Casa com dois cômodos é só para ricos? Ir no meio dos desabrigados, desvalidos, ladrões, drogados, é tarefa única "dos outros que fazem essas coisas", "dos voluntários sociais"? Se você morresse agora e ganhasse a tarefa de trabalhar no umbral??? Xiiiii, o bicho pegou!

E o que fazer com o entretenimento de quem não pode custear nada, momentaneamente? 
Bom, tudo isso, ou seja todo esse discurso, amigo, eu o fiz para levá-lo a pensar e incentivá-lo a colaborar com a "Causa dos Aflitos pelo Show da Zizi Possi": a minha causa! É isso aí. Colabore com essa sua amiga aqui. Essa corrente é diferente de todas que você já viu é mais do que real e você só tem a fazer duas pessoas felizes: Euzinha e Você. Ah, e quanto a questão do "obrigada", apesar de as pessoas dizerem isso de boca pra fora, posso lhe garantir que "cumprirei fielmente" com o valor dessa palavra, pois ela significa: "Estou obrigado a fazer o mesmo por você", um "obrigado" é um compromisso, gente!

Beijos etereos e quando o encontrar, dar-te-ei um beijo de verdade, com todo o meu plexo solar e bem no meio de tua testa. Agora, diga-me: voltei a ser uma jornalista? Posso entrar no mercado ainda???
Om Shanti! (PAZ)
Ah, Feliz Dia dos Namorados!!!!

Mas não esqueçam de colaborar:
Colabore sim, para esta causa nobre.
Meu Tel.: (081) 9992.9064.
Sua digníssima amiga aqui tem conta na CEF, e a
Agência é: 2348. operação:013;
N° da conta: 3674-9.
No aguardo.
Om Sai Ram!!!!

Mércia Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário